História do Santuário
O Santuário do Santíssimo Nome de Jesus começou a ser planejado através da devoção ao Santíssimo Nome de Jesus na cidade de Joaquim Távora/PR, pertencente à Diocese de Jacarezinho/PR, no ano de 2014, que, por inspiração divina, nosso Reitor, na época Pároco da Paróquia São Sebastião, Padre Valdemir Granzzotto de Moraes, começou a rezar a Missa Votiva ao Santíssimo Nome de Jesus, resgatando a devoção que foi propagada e inculcada de modo particular por São Bernardino de Sena, no século XV, e que estava adormecida durante um grande período.
Para a divulgação desta devoção, decidiu-se fazer um símbolo, então foi solicitado a uma jovem da comunidade que fizesse um símbolo com as iniciais IHS, símbolo este que é utilizado até hoje para propagar esta devoção. O símbolo é composto por um círculo grande representando o mundo; um círculo menor representando o Cristo Eucarístico, centro e fonte da nossa vida; os doze raios de luz, representando a força e presença dos apóstolos; a cruz que corta o círculo, simbolizando nossa salvação e vitória; e as iniciais IHS, em latim, Iesus Hominibus Salvatoren (Jesus Salvador dos Homens). Logo após a criação deste símbolo, Deus colocou a necessidade de algo mais marcante, que as pessoas olhassem e vissem o poder que este Nome possui. Assim começaram a surgir as questões, como, “O que?”, “Uma tabuinha como a de São Bernardino de Sena?”, “Uma capelinha?”. Assim, o Padre Valdemir, idealizador deste projeto, viu na livraria paroquial uma cruz vazada, imponente, com um círculo atrás da cabeça de Jesus, diferente de todas as outras já vistas, Deus, de imediato, confirmou em seu coração que aquela cruz seria o símbolo neste novo tempo para a divulgação do Santo Nome de Jesus. Assim, foi mandado confeccionar a primeira cruz do Santíssimo Nome de Jesus, medindo 60 centímetros de altura, em seguida foram confeccionadas as menores, com 15 e 30 centímetros, juntamente com um devocionário contendo a história da devoção e a novena ao Santíssimo Nome de Jesus. Essa devoção foi crescendo dia a dia, quando foi decidido celebrar as Missas Votivas, que até então eram celebradas na Igreja Paroquial, no Centro Paroquial São João Paulo II. A maior inspiração divina para impulsionar as obras foi que, no alto da cidade se ergueria o sinal da salvação e o Nome de Jesus seria gravado nos corações daqueles que buscarem a Deus, o qual foi confirmando de várias maneiras a necessidade da construção de um monumento onde todos aqueles que o contemplassem reconheceriam o poder do Santo Nome de Jesus.
Local da Construção do Santuário
No ano de 2015, alguns fiéis da Paróquia São Sebastião de Joaquim Távora/PR procuraram o pároco para dizer que Deus havia falado com eles através de orações e declarou que esta construção deveria acontecer no alto da cidade, estes fiéis pediram que o Padre fosse conversar com o dono do terreno, porém, por prudência sua resposta foi que se fosse da vontade de Deus o dono o procuraria para fazer a doação. Após alguns meses, em um dia de terço do comércio, no escritório do proprietário do terreno, houve uma conversa informal sobre um possível lote para construir uma igreja e, de imediato eles foram olhar o terreno e o proprietário mostrou o alto do loteamento e demonstrou o interesse em construir um monumento religioso, sem que tivesse sido mencionado o que Deus havia declarado anteriormente através dos fiéis. Logo após foi contado ao dono do terreno que Deus já tinha um grande projeto para aquele lugar. Assim começaram as negociações e os projetos para a construção de um monumento, sem ainda ter a certeza do que seria construído lá, assim foi feita a proposta de construir um crucifixo do Santíssimo Nome de Jesus e uma igreja. No final do ano de 2015 foi providenciado o local para o início da construção de um espaço onde as pessoas poderiam se reunir e invocar o Santo Nome de Jesus, receber as graças e bênçãos daquele solo sagrado, um lugar que transmite profunda paz e a presença viva de Deus. Findada a decisão do local, o ponto mais alto da cidade, o sonho de Deus começa a se tornar realidade no então conhecido como Morro do Santíssimo Nome de Jesus, localizado no Bairro Antena, próximo à cidade.
Primeira Missa e consagração do local
No dia 15 de maio de 2016, Festa de Pentecostes, ás 7h da manhã, foi realizada a primeira missa no local da construção consagrando todo aquele lugar ao Senhor Jesus. Em 2017, no dia 14 de abril, Sexta-feira Santa, foi realizada a Via Sacra, ás 7h da manhã. Neste dia foi feita a entronização de um Crucifixo do Santíssimo Nome de Jesus, de apenas 1 metro de altura, na pequena capela improvisada para a devoção das pessoas que já faziam suas orações naquele local. No dia 14 de maio do mesmo ano, ás 9h da manhã, foi entronizada a imagem de Nossa Senhora que ali seria invocada como Augusta Rainha dos Céus, onde realizou a Santa Missa de consagração daquele lugar a Nossa Senhora.
Início da construção do Crucifixo
O projeto do Crucifixo do Santíssimo Nome de Jesus ficou em processo de desenvolvimento por mais de dois anos, ele teria 15 metros de altura e 4 metros de base, por inspiração divina ele deveria ser construído primeiro e depois o restante da obra. Neste período conseguimos o projeto do Crucifixo e da Igreja com toda a infraestrutura para acolher os peregrinos. Muitas pessoas começaram a frequentar e a fazer suas orações no solo santo, e começaram a se reunir para fazerem o terço penitencial dos peregrinos todos os sábados, ás 6h30min, e um outro grupo começou a se reunir todas as sextas-feiras para rezar o Terço e a Novena ao Santíssimo Nome de Jesus ás 19h30min. Em outubro foi fechado o contrato e em novembro de 2017 foi dado início à construção do monumento. Em agosto de 2017 foi lançado um vídeo, na Missa Votiva, do projeto do Santuário para mostrar a grandiosidade da obra a comunidade, onde foi lançada a campanha “Eu acredito neste sonho” para motivar as pessoas a contribuírem financeiramente com a obra. Em setembro do mesmo ano foi lançada a Campanha dos Devotos para darmos início ás obras.
Primeira Missa Votiva e reinauguração da Capelinha
No dia 03 de junho de 2018, ás 15h, aconteceu a primeira Missa Votiva ao Santíssimo Nome de Jesus no local da construção do Santuário, onde foi dada a bênção à réplica da primeira capelinha e a entronização do Crucifixo e da imagem de Nossa Senhora Augusta Rainha dos Céus para a devoção dos fiéis. Essa capelinha tornou-se um marco histórico da obra de Deus, um lugar de encontro com Deus.
Inauguração do Maior Crucifixo da América Latina
No dia 03 de novembro de 2018, ás 19h30min, no Morro do Santíssimo Nome de Jesus, no centro da Diocese de Jacarezinho, foi feita a inauguração com Santa Missa e bênção solene presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antonio Braz Benevente, do Crucifixo, totalizando 19 metros de altura, desde sua base até seu topo. O Crucifixo foi construído em concreto armado e fixado nele uma imagem de Jesus Crucificado com aproximadamente 7,5 metros de altura, feito em fibra de vidro.
Capela da Ressurreição e leitura teológica
Na base do crucifixo encontra-se a Capela da Ressurreição, que comporta aproximadamente 40 pessoas. A capela possui: 3 vigas de concreto interligadas que sustenta o crucifixo, representando a Santíssima Trindade; 12 janelas, representando os Doze Apóstolos; 4 colunas de concreto, representando os 4 evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João); 4 colunas nas laterais, representando a criação, os 4 elementos da natureza (água, terra, ar e fogo); 2 colunas na parede do presbitério, representando a Lei (Moisés) e os Profetas (Elias); e, no centro, a imagem do Cristo Ressuscitado, representando a realização da promessa.
Um sonho, uma realidade
Se, desde o início, a propagação da devoção foi através de uma prancheta de madeira, agora, por inspiração divina passou a ser através de uma prancheta de madeira, agora por inspiração divina passou a ser através do crucifixo do Redentor, trazendo no centro as iniciais IHS, pois os pedidos em Nome de Jesus são dirigidos ao Pai e passa pela cruz da redenção, motivo pelo qual o Crucifixo do Santíssimo Nome de Jesus apresenta seu formato como se fossem duas tábuas largas e vazadas. O sonho que aos poucos vai se tornando realidade, com a graça de Deus e com a colaboração de benfeitores e devotos, é mais uma prova das promessas de Jesus de que “tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.” (CfJo 14, 13)
Capela do Santo Sepulcro
No dia 02 de Novembro de 2019 houve a Santa Missa com inauguração da Capela do Santo Sepulcro, que fica localizada abaixo do mirante do Crucifixo, nela encontra-se a réplica do Santo Sudário, a imagem de Jesus Morto, e as imagens de São José e Nossa Senhora das Dores, lugar de muita emoção para os que creem.
Instalação do Santuário do Santíssimo Nome de Jesus
No dia 05 de Janeiro de 2020 a Paróquia São Sebastião de Joaquim Távora/PR foi presenteada com a instalação oficial do mais novo santuário da Diocese de Jacarezinho, ás 15h, aconteceu a criação e instalação oficial do Santuário do Santíssimo Nome de Jesus com Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antonio Braz Benevente. Além da oficialização do nosso Santuário também houve a nomeação do Padre Valdemir Granzzotto de Moraes como Primeiro Reitor deste Santuário. Foi um dia histórico para o Santuário